1 de março de 2016

(ULTIMA ATUALIZAÇÃO EM 09/04/18)

Olá pessoal, este post tem a finalidade de expor minha experiência na Cirurgia Refrativa de Miopia com a Técnica PRK. Vou contar como tudo começou, os tipos de cirurgia, como foi minha recuperação e os resultados.

Meu histórico de miopia começou cedo... 
Com 12 anos de idade comecei com 1,50 de miopia em cada olho, ao passar dos anos só aumentou cada vez mais o grau. Aos 15 anos comecei a fazer o uso de lentes de contato, notei que depois do uso das lentes o grau aumentava, mas, não tanto como quando eu só fazia o uso de óculos. Comecei com lentes de longa duração. Depois passei a usar somente as lentes descartáveis. Recentemente, em agosto do ano passado (2015), tive uma conjuntivite que nunca tinha pego antes, fiquei pelo menos uns 4 meses em tratamento, fazendo uso de antibiótico. Depois disso, meus olhos nunca mais foram os mesmos, pois passei a ter intolerância ao uso de lentes de contato, não conseguia ficar se quer 3 horas com as lentes nos olhos, usando apenas óculos que é uma coisa que odeio.




Hoje, com quase 26 anos de idade uso 6.00 graus de miopia em cada olho. Já faz algum tempo que meu grau estabilizou, foi quando minha médica na ultima consulta me perguntou se eu não teria interesse de fazer a cirurgia. Já pensei em outras épocas da minha vida sobre esse assunto, mas sempre tive medo.

Como disse, odeio usar óculos pois pra quem usa e tem um grau elevado igual ao meu, sabe bem do que estou falando. Meus óculos sempre tiveram que ser de armação toda fechada, com lentes policarbonato, que ainda assim era inevitável a aparência grossa das lentes, deixando aquele aspecto fundo de garrafa com olhos bem pequenos. Isso sempre me incomodou! Eu poderia escolher a armação mais bonita na ótica, mas quando as lentes certas com meu grau eram colocadas no óculos, mudava totalmente a aparência dele. Sempre fiquei chateada com isso, e andar de óculos é algo que sempre me deixou com baixa autoestima, me sinto feia.

Foi então que depois que fui obrigada a manter o uso apenas de óculos, é que eu tomei a decisão de fazer a cirurgia  e me livrar de uma vez por todas de lentes de contato e óculos fundo de garrafa!

Consultei novamente minha oftalmologista e ela me encaminhou para uma avaliação com um cirurgião. Depois da avaliação o médico começou a me explicar os tipos de cirurgias que existem. É importante vocês saberem que nessa avaliação foi feito 4 tipos de exames bem rápidos, mas você deve estar pelo menos com 15 dias sem o uso de lente de contato, como eu já estava usando só óculos, não foi problema pra mim. 

Tipos de Cirurgia:

A primeira é a PRK, na qual o cirurgião simplesmente retira o epitélio por raspagem. O laser é aplicado na superfície da córnea exposta e é colocada uma lente de contato protetora até que o epitélio cresça de novo, a recuperação é mais lenta e pode ser dolorosa.

A segunda, e mais popular, é a LASIK, onde o cirurgião utiliza um aparelhinho que faz um corte na superfície do olho, levantando uma película (chamada de flap) como se tirasse a tampa de uma laranja para expor a córnea. Após o laser ser aplicado, a tampinha é recolocada e ela "cola" quase instantaneamente, o resultado é rápido, saindo da cirurgia enxergando praticamente tudo.

Ambos os procedimentos é usado o laser para a correção do grau, e o mais indicado para o meu tipo de córnea seria a Técnica de PRK.

Como disse a recuperação da PRK é lenta, no pós cirúrgico o paciente fica por 5 dias usando a lente que foi colocada durante a cirurgia, que serve como proteção e ajuda na cicatrização e renovação do epitélio. A PRK é mais chata pelo fato de demorar mais ou menos 1 mês para o resultado final ser alcançado. Os primeiros dias depois da cirurgia podem ser meio chatinhos, e talvez dolorosos. A visão ficará sensivel, podendo arder, vontade de coçar os olhos que é uma coisa que você não pode fazer, mas cada caso é um caso. 

OBS IMPORTANTE: Para mim o processo de recuperação foi mais ou menos tranquilo pois o fato deu ter lido muitos relatos de pessoas que já passaram por essa cirurgia me deixou "aliviada", como explicar esse "alivio"? Pessoal, eu juro que se eu não tivesse lido várias pessoas, vários relatos, visto vários videos, eu com certeza teria entrado em desespero no 1º dias após a cirurgia. Então eu me preparei para tudo que eu pudesse enfrentar baseado nas outras pessoas. E preparei também a minha família para que na hora nem eles me deixassem preocupada pois, contei tudo o que poderia acontecer ou não, o que seria normal ou não. Enfim, acho que deu pra entender né? =)

A cirurgia (escrito em 06/03/2016)

Foi no dia 02-03-2016 numa quarta-feira no - UNICO - Unidade de Cirurgia Ocular na Av. Ibirapuera em São Paulo. No dia eu até dormi bem, achei que ficaria mais ansiosa e que não conseguiria dormir nada. A cirurgia estava marcada pras 14h30, tinha outras pessoas aguardando para operar no mesmo dia. Logo após ter feito a minha ficha, a moça me deu algumas orientações. de que eu deveria deixar todos os meus pertences com o acompanhante, tirar brincos, relógio, inclusive o óculos e lavar o rosto. Logo fui chamada para o andar da cirurgia, o acompanhante deveria estar comigo o tempo todo, menos dentro da sala de operação.

Todos que foram operar já estavam no andar da cirurgia, depois veio o médico cirurgião. Ele fez algumas gracinhas quando viu a gente, só pra descontrair e tirar a tensão. Ele informou que faria um revezamento de pacientes na seqüência das operações, um LASIK, outro PRK, um LASIK outro PRK, assim por diante.

A primeira paciente foi chamada, depois eu, logo deduzi que o dela seria LASIK, entrei numa salinha, na qual a paciente que entrou na minha frente já estava preparada para entrar na cirurgia. Uma das assistentes do hospital me orientou a colocar a proteção nos pés, colocou uma toquinha no meu cabelo, e por último uma capa no corpo. Ela limpou meu rosto com algodão com algum produto, então ela me disse que a partir dali eu não poderia colocar a mão no rosto pra não infectar (parece uma coisa né? quando você não pode coçar é ai que da vontade, rsrs) Ela me perguntou se eu tinha alguma alergia a algum medicamento, eu disse que não e ai ela aplicou umas 3 vezes o anestésico em ambos os olhos, pediu pra eu ficar de olhos fechados, perguntou se eu estava nervosa, eu disse que sim e ela me deu uma bolinha pra ficar apertando pra tirar a tensão. Nesse meio tempo a menina que estava na minha frente pra operar já tinha entrado, e logo veio o seguinte paciente para a preparação.

Cerca de uns 10 minutos depois eu fui chamada, a assistente pegou em minha mão e me conduziu até a sala da cirurgia, sempre muito atenciosa e educada. Me levou até a maca e nela tinha um apoio na cabeça para mante-la parada, logo a maquina foi se movimentando acima do meu rosto, uns dois palmos, havia luzes ao redor dela, e uma no centro de cor verde.

Uma outra assistente do meu lado começou a conversar comigo e me preparar, colocou um tampão de algodão no olho esquerdo, colocou algodões nos dois lados debaixo da toca nas têmporas, depois ela disse que colocaria um afastador no olho direito para mante-lo aberto. Eu podia piscar apenas com o olho esquerdo aquele que estava tampado, o que era muito estranho, rsrs. Ela me pediu pra aguardar que logo o médico viria.

Alguns instantes depois o medico chegou e sentou logo atras de mim, e começou a explicar que faria uma raspagem primeiro, antes disso, foi aplicado mais duas vezes o anestésico. Antes da raspagem ele usou um instrumento que tinha uma forma de circulo do tamanho da córnea, e disse que faria uma marcação. Logo ele começou a raspagem, eu realmente não sentia nada, só via a espatula que ele usava raspando e isso embaçava bastante a visão, acho que durou cerca de um minuto essa raspagem, em seguida ele me disse pra olhar fixamente para a luz verde e não mexer, que ali seria a aplicação do laser. Meu medo era mexer o olho, mas foi tranquilo e rápido, durante a aplicação do laser eu senti um cheirinho de queimado, e senti minha visão embaçada e não via a luz verde nitidamente. Em seguida ele aplicou alguma medicação, sentia como se fosse um jato, acho que pra limpar bem a área, por alguns segundo tudo fica meio escuro, depois disso senti ele aplicando a lente de contato que ficaria ali pelos próximos 5 dias. O mesmo foi feito no olho esquerdo, PORÉM, eu senti um desconforto neste olho, nada insuportável, mas me incomodava ele raspando e depois do laser quando ele aplicou a medicação pra limpar eu devo ter mexido o olho pois ele chamou minha atenção e pediu pra não mexer, eu me concentrei e tentei parar, ele colocou a lente, logo depois tirou os afastadores e em seguida colocou dois tampões transparentes com fita crepe em ambos os olhos. 

Fiquei aguardando até uma das assistentes me ajudarem a levantar, logo fui direcionada para outra sala e pediram pra sentar e aguardar o medico. Senti minha visão melhor, mas muito embaçada ainda. Logo veio o médico, ele disse que seria bom eu ficar com aquele tampão até o dia seguinte, perguntou se estava tudo bem e disse que nos veríamos no dia seguinte na clinica para avaliar como ficou.


Acho válido mostrar uma fotinha depois da cirurgia, não se assustem, rsrs

Depois dali, eu fui embora, usei o serviço do Uber com minha mãe que me acompanhava. Senti uma grande sensibilidade a luz e ardência, principalmente no olho esquerdo, ele lacrimejava um pouco. A caminho de casa tive que ficar com os olhos fechados o tempo todo. Ao chegar em casa apliquei os colírios receitados e tomei um Tylenol caso fosse sentir alguma dor nas próximas horas. Acabei dormindo e ao acordar uma hora depois a sensibilidade havia passado e não ardia mais.

A noite do primeiro dia pós cirurgia, foi relativamente tranquila, sentia umas ardências as vezes, mas dormi tranquila com os tampões como o medico indicou para não correr risco de coçar os olhos durante a noite.

2º dia 

Ao acordar, senti uma grande ardência ao abrir os olhos fiquei um tempo de olhos fechados até passar, levantei, tirei os tampões e apliquei os colírios, senti uma grande sensibilidade a luz, então fiz uso dos óculos de sol dentro de casa. Naquela manhã seria o retorno ao médico. Sentia minha visão bastante embaçada mas via muito melhor do que quando estava sem óculos, é uma visão mais definida porém sem nitidez, bem desfocada. No retorno fui acompanhada da minha mãe novamente, ao chegar na clinica lá estavam as pessoas que tinham operado junto comigo. Na consulta o médico examinou meus olhos no microscópio. Perguntou se eu estava sofrendo muito, eu contei o que aconteceu no dia anterior aquele, e ele disse que era normal e me pediu retorno na segunda para a retirada das lentes.
Nesse dia, até almocei fora com minha mãe, mas com óculos de sol o tempo todo pois a sensibilidade a luz me incomodava muito. Depois fui pra casa, e ao chegar estava morta de sono, resolvi dormir e ainda fiz o uso dos tampões, meus olhos começaram a arder um pouco antes deu pegar no sono. Quando acordei, sentia muita ardência e sensibilidade a luz, e lacrimejava um pouco dos dois olhos. Fiquei assim até a noite e na hora de dormir mesmo, foi quando o bicho pegou. A ardência aumentou MUITO, e eu lacrimejava horrores. Não sabia de onde vinha tanta água dos olhos, ardia até quando ficava de olhos fechados, eu simplesmente não dormi a madrugada inteira, só consegui pegar no sono umas 5h da manhã. Não era uma coisa insuportável, mas era chato e irritante! Acordei as 7h, meus olhos estavam extremamente inchados, fiz o uso dos colírios e voltei a dormir, ainda ardia muito! Quando acordei depois pra comer algo a sensibilidade a luz estava dobrada, qualquer luz acessa me incomodava, até mesmo as luzinhas do roteador que fica no meu quarto me incomodava. Passei praticamente o dia inteiro dentro do quarto escuro com janela e porta fechada. Aquele velho rádio de pilha foi meu companheiro nessas horas. Mais tarde a ardência começou a passar aos poucos e a sensibilidade a luz diminuiu também. Dormi tranquilamente naquela noite.

3º dia

Acordei ainda com fotofobia, a visão pela manhã parece bem nítida, e após a aplicação dos colírios é muito favorável também, mas logo passa e aquela visão embaçada permanece durante o dia, sensação de lente ressecada, talvez melhore depois que retirar as lentes. Consigo ver televisão mas, não por muito tempo, pois a falta de nitidez me irrita as vezes e eu acabo desistindo. Consigo usar o celular mas, com o brilho da tela o menor possível, a visão de perto é bem embaçada. A fotofobia passa um pouco durante o dia e a noite já posso andar sem óculos de sol dentro de casa.

4º dia

Dormi sem os tampões, e acordei com pouca sensibilidade a luz, a visão ainda embaçada. Meus olhos não acordam mais inchados, mas, ainda ficam vermelhos por um tempo. (Este é o dia que escrevo este post, da cirurgia até aqui). É difícil enxergar bem na frente do computador, tive que aumentar as letras e diminuir o brilho. Ainda deixo as luzes apagadas nos cômodos que permaneço por mais tempo, apesar da fotofobia ser menor. Amanha será o retorno ao médico para retirada das lentes e pra ver como esta a cicatrização.

5º dia

Sem fotofobia, visão muito embaçada, sensação de lente extremamente ressecada. Ao retorno no médico ele examinou meus olhos novamente no microscópio e disse que estava muito boa a cicatrização e que já podia retirar as lentes. Após remover, senti minha visão muito embaçada, estava pior do que com as lentes. O médico disse que é normal mas, que a partir dali eu começaria a ver melhor aos poucos. Ele trocou os colírios, e eu faria uso daqueles novos por 30 dias até o próximo retorno. Passei o dia com a mesma visão, muito embaçada e sem nitidez.


Aqui está a foto dos colírios que fiz e estou fazendo uso, lembrando que cada caso é um caso, então o médico vai receitar o melhor para cada paciente. Vou passar o valor em media dos colírios para vocês terem uma base de quanto gastei. Minha cirurgia foi totalmente coberta pelo meu convênio que é a AMIL.

Vigadexa: Antibiótico - R$ 34,99 - Still: Anti-inflamatório R$ 14,99 - Optive: Lubrificante (ganhei uma amostra do médico assim que ele receitou, foi um dos mais caros logo que acabou a amostra R$ 47,99 - (Estes 3 colirios fiz uso até o dia da retirada das lentes, depois disso, só mantive o uso do Optive e o médico acrescentou o Flutinol para fazer uso por 30 dias até o retorno) - Flutinol R$ 24,99

6º dia retorno ao trabalho em 08/03/2016

Sem fotofobia, ainda com dificuldade de ver de longe. Visão embaçada, achei que hoje ficaria melhor, mas sinto uma especie de nevoa branca nos dois olhos. Sinto que o direito esta um pouco mais desfocado do que o esquerdo. No trabalho tive dificuldade de mexer no computador, liguei na clinica e me informaram que eu poderia passar lá pra pegar um atestado do dia. Foi o que eu fiz, afinal dependo do computador pra muitas coisas no serviço. Mas sabia que era normal e que segundo o médico levaria ainda uns 30 dias pra eu ter uma visão 100% boa. Espero que amanhã fique melhor.

7º dia (escrito em 11/03/16)

Visão muito embaçada ao acordar, sem fotofobia. Varias vezes passou pela minha cabeça de que a cirurgia não tinha dado certo, mas tem que ter paciência. Fui trabalhar, mas ainda com dificuldade de ver bem no computador. A partir das 16h da tarde, tive uma melhora significativa na visão, aquela nevoa branca sumiu aos poucos, e eu conseguia ver um pouco melhor. A nitidez não era boa ainda, mas conseguia ver melhor de perto coisas que antes tinha que trazer pra bem junto do rosto pra visualizar melhor. A noite senti uma pressão no olho direito, como se tivessem pressionando minha córnea, não doía, mas era estranho.

8º dia


Achei que ao acordar ainda teria aquela visão boa de ontem a noite, mas tudo embaçado de novo. Ainda me pego acostumada aos óculos colocando a mão no criado mudo em busca deles ao acordar. A partir das 11h começou uma melhora e durante o dia foi mudando lentamente. Ainda com dificuldade de ver bem no computador, tenho a sensação de visão dupla em ambos olhos, não estou forçando muito então procurei fazer outros serviços no trabalho que não envolvesse ficar na frente do pc. Sempre chego em casa do serviço antes de escurecer, então não tinha tido uma experiencia em andar a noite na rua. Dai eu precisei sair com meus pais de carro e os faróis dos veículos em volta me incomodavam bastante, além dos halos. Dormi com a mesma sensação da noite passada, tanto a visão quanto a leve pressão no olho.

9º, 10º, 11º, 12º, 13º dias... (escrito em 15/03/2016)

Visão ruim ao acordar, muito embaçada e ainda com sensação de visão dupla. Ainda com dificuldade de ver bem no computador. A visão melhora um pouco no final do dia, é uma visão relativamente boa se compararmos quando eu ficava sem os óculos, mas ainda sem nitidez para coisas de longe como rostos de pessoas, letreiros. No final da tarde sinto meus olhos muito cansados principalmente no trabalho. Aquela leve pressão nos olhos não apareceu mais nesses dias. As vezes fico preocupada e com medo de que realmente a cirurgia não tenha dado certo, é frustrante! Tive a experiência de entrar em uma farmácia e uma loja de bijuterias, muito ruim ver os objetos pequenos, preciso chegar bem perto pra identificar melhor. Mas vamos aguardar, com a esperança de uma melhora a cada manhã.

14º, 15º dias... (escrito em 17/03/2016)

Senti uma leve melhora ao acordar, não sei bem se é impressão minha mas, senti que minha visão estava menos embaçada. Vejo um pouco melhor no computador, mas ainda uso letras grandes. Cansaço grande nas vistas no final da tarde, porém é no final da tarde que sinto que minha visão é uma das melhores. Vejo bem, melhor que sem os óculos, e um pouco pior do que com os óculos. É diferente dos relatos de pessoas que já fizeram esta cirurgia que ao acordar tem visão boa mas que no final do dia fica muito ruim. Rostos de pessoas de longe ainda sem foco. Sensação de visão dupla ainda permanece apenas no olho esquerdo. Sinto que minha recuperação esta bem lenta, tendo melhoras pequenas a cada dia. Aguardando a tal visão cristal clear que muitos dizem, rsrs. 

25 dias após a cirurgia (escrito em 28/03/2016)

Vejo um grande progresso na minha visão direita, esta quase perfeita! O olho esquerdo estacionou, esta com visão dupla, é o que esta dificultando de ver perfeitamente bem com os dois olhos. Faço testes durante o dia, tapando um olho e outro. Minha visão no direito esta 90% e a esquerda esta em 80%, eu vejo bem com o esquerdo mas sem nitidez, principalmente de perto, não que de longe esteja bom, é como um astigmatismo, ou hipermetropia, não sei bem. Me preocupa as vezes, foi o olho esquerdo que mais senti sensibilidade na hora da cirurgia. Quando pego algo pra ler com letras pequenas, é como se tivesse sombras nelas. Espero que seja normal, e que melhore a cada dia. Tenho um pouco de fotofobia pra sair no sol, bem pouca pela manhã, então uso óculos de sol o tempo todo na rua. A noite os halos prevalecem no olho direito, o que é estranho, pois é neste olho que esta indo muito bem em termos de qualidade de visão, rs. Vai entender não é mesmo? Semana que vem terei retorno e vamos ver o que o médico vai falar.

33 dias após a cirurgia e retorno ao médico (escrito em 05/04/2016)

Dos 25 dias pra cá não tive nenhuma mudança significativa, apenas o direito que parece ter caido um pouco a qualidade de visão que estava, mas bem pouco. Nos últimos dias senti meus olhos bem cansados a noite, ainda mais quando preciso ficar mais tempo em frente do pc no trabalho. Pra quem usa lentes vai entender o que vou dizer agora, pois as vezes tenho a sensação no final do dia de querer tirar as lentes após um dia cansativo, mas não há lentes, rs. Ontem passei no retorno com o oftalmologista. Primeiro ele me perguntou como estava indo a recuperação, eu contei tudo o que estava sentindo nos últimos dias, ele examinou meus dois olhos no microscópio, depois fomos fazer teste de acuidade visual, meu olho direito enxergava as 4 primeiras linhas do quadro, apesar de que a 4ª linha ficava um pouco desfocado, mas conseguia ler. Meu olho esquerdo conseguia ler apenas as 2 primeiras linhas, com um pouco de dificuldade ainda. Ele me explicou que meu olho direito estava com um pouco de hipermetropia e que com o tempo ia passar. Já o esquerdo ele disse que era mais preocupante pois eu havia ficado com um pouco de astigmatismo e que talvez precisaria de retoque, mas que só poderíamos saber e ter certeza disso quando completasse 3 meses de cirurgia que é o tempo de cicatrização total. Terei que fazer acompanhamento enquanto isso, então, vamos aguardar. Espero que nesses próximos 2 meses melhore e que eu não tenha que fazer retoque algum.

No geral, não me arrependo de ter feito a cirurgia. Hoje vejo muito melhor do que sem os óculos. Só o fato de não ter que usar óculos ou lentes já tem sido o máximo pra mim. Consigo fazer coisas no geral, apenas com dificuldade em coisas que exijam mais concertação no computador, ou pra ler algum livro, letreiros de longe com letras pequenas e muito juntas, e rostos de pessoas de longe, mas creio eu que nesses próximos meses irá melhorar. 

Caso eu tenha alguma melhora por esses dias, volto aqui para contar pra vocês, qualquer pergunta deixe nos comentários, e torçam por mim :D

35º dia após a cirurgia (escrito em 08/04/2016)

Falei que voltaria aqui pra relatar caso acontecesse alguma mudança. Notei que logo depois que parei de fazer o uso do colírio Flutinol, que foi no dia do retorno ao médico, minhas vistas de lá até hoje tem melhorado muito. Pela manhã tenho tido aquela tal visão cristal clear, principalmente no direito! É como se eu estivesse de óculos, ou melhor, de lente com visão periférica e qualidade 100%. O esquerdo que havia apresentado astigmatismo, pela manhã parece sumir um pouco. Não tenho mais dificuldade em ver produtos e preços quando estou em uma farmácia, mercado, ou lojinhas de bijuterias. Durante o dia a visão fica realmente boa! Devo dizer que esses dias minhas vistas apresentaram uma das melhores visões que já tive desde o dia que operei. A partir das 17h começa a reduzir um pouco a qualidade, o direito vê halos a noite, e as vezes some. Ainda com vistas cansadas antes de dormir, mas tudo isso é totalmente aceitável. Ainda estou fazendo uso do Optive (lubrificante) durante o dia. Qualquer mudança de novo, volto aqui pra contar.

;D

45º dia

Do 36º dia até aqui minhas vistas tem melhorado dia após dia. Sim, visão perfeita existe! Pela manhã vejo muito bem e até o final da tarde a visão esta praticamente perfeita. Apenas a noite que fica bem cansada, mas isso não quer dizer que eu não veja bem. Vou contar pra vocês minha experiencia a dois dias atrás quando fui ao cinema pela primeira vez após a cirurgia. A sessão iniciou quase as 18h, que é um horário que normalmente minhas vistas reduzem minimamente a qualidade, e é quando tende a pesar e cansar mais os olhos. Pinguei o Optive logo no inicio da sessão para manter os olhos lubrificados, mas, já no começo do filme senti minhas vistas cansadas, e no final então, meus olhos estavam pesados e fiquei com uma leve dor de cabeça, fora isso deu pra assistir o filme sem problema, mas aconselho esperar mais um pouco pra ir ao cinema pois quando cheguei em casa as 22h minhas vistas estavam realmente pesadas e cansadas, mas nada insuportável ta gente? É só dormir que resolve tudo, rs. Ao acordar no dia seguinte, notei que meus olhos estavam bem inchados, mas é uma coisa comum que acontece quando forço mais as vistas durante o dia. O inchaço demora um pouquinho para passar. Outra coisa que notei de uns 10 dias pra cá é que dormir de bruços ou só com o rosto virado de lado é algo que me incomoda as vezes, não consigo permanecer por muito tempo com o rosto amassado ao travesseiro, mas repito não é nada insuportável, apenas um leve incomodo. Pela manhã ainda tenho uma leve fotofobia, mas bem leve. Ainda faço uso dos óculos de sol na rua. Notei que tomar muito sol no dia, me faz ficar com dor de cabeça e as pálpebras superiores um pouco inchadas, mesmo com o uso dos óculos. A fotofobia aos faróis de carro a noite, ainda permanecem. O astigmatismo que havia apresentado no olho esquerdo, espero a Deus que eu não esteja errada, mas parece estar diminuindo, pois eu noto que quando vou ler algo apenas com ele aberto, as letras não ficam tão embaralhadas e com sombras, como eu via a uns 15 dias atrás, mas ainda vejo a presença do astigmatismo nele. Enfim... Por enquanto é isso que queria compartilhar com vocês. Qualquer perguntar, deixe nos comentários ;)

70º dia (escrito em 12/05/2016)

Meus caros, vim contar que de duas semanas pra cá meu olho direito parece ter caído um pouco a qualidade em termos de nitidez. O esquerdo vai bem, mas ainda sinto resíduos de astigmatismo nele. O direito que sempre teve um bom desempenho e sempre esteve a frente do esquerdo, caiu muito nesses ultimos dias, o que me preocupa um pouco. É como se fosse hipermetropia, pois de perto vejo muito bem, mas de longe esta ruim! Letras embaçadas e embaralhadas. Procurei conversar com outras pessoas que já fizeram a PRK, e me disseram que é normal, apesar de eu estar para completar o 3º mês após a cirurgia, me disseram que aconteceu a mesma coisa, e que quando o epitélio começa a fechar a qualidade da visão diminui mesmo, mas que depois melhora. Bom espero realmente que seja isso, e que faça parte do processo de cicatrização. Aquele incomodo de dormir com o rosto de lado, passou, durmo tranquilamente de lado e de bruços. Sensação de halos principalmente no esquerdo ainda permanece a noite. Espero retornar aqui contando que melhorou, me aguardem ;)

90 dias após a cirurgia

Vim contar que desde o ultimo relato que deixei aqui, lentamente o meu olho direito que havia perdido um pouco a qualidade foi melhorando dia após dia. Ainda sinto uma minima falha na qualidade do direito, mas isso se eu tampo o esquerdo e se faço alguns testes, porém com os dois olhos estou vendo muito bem! Percebo que quanto mais eu durmo mais qualidade tenho na visão durante o dia, e menos cansaço. Agora, se forço muito as vistas durante o dia, a noite as vistas ficam bem cansadas e impossíveis de ficar fazendo qualquer coisa que envolva assistir televisão ou ficar no celular. Quando as vistas estão bem cansadas ainda  vejo halos. Tive a experiencia de ir ao cinema de novo, e dessa vez foi um pouco diferente da outra vez que relatei aqui. Consegui assistir o filme tranquilamente sem cansaço algum nas vistas, apesar de que dessa vez eu assisti no período da tarde, após o almoço, pois é a noite que as vistas cansam mais. Quanto Optive (lubrificante) ainda faço uso, mas não com frequência. As vezes tem dias que acabo nem usando, mas tem dias que acordo com os olhos um pouco secos e ardidos, então passo uma vez ou duas durante o dia e fica tudo certo. Bom daqui dois dias estarei retornando ao médico e volto para contar pra vocês como foi ;)

Retorno ao médico:

Na consulta primeiramente fiz exame de mapeamento, logo, o médico me atendeu e perguntou como estava minha visão. Eu disse que nesses dois últimos meses a visão havia melhorado muito, comparado a ultima vez que estive lá. Fizemos o teste de acuidade visual e desta vez conseguia ver muito melhor o quadro, com o direito via até a ultima linha e o esquerdo até a 4ª linha. Logo o médico examinou meus olhos, e foi conferir como estava o grau. Ele disse que tanto o direito como o esquerdo estavam com 0.25 de hipermetropia, e o esquerdo que havia apresentado asgmatismo estava em 0.50. Perguntei sobre fazer retoque como ele havia dito da ultima vez, mas ele disse que quando estive lá meu esquerdo estava com 1.00 de astigmatismo, e que hoje com esses 2 meses, diminuiu e foi pra 0.50, o que já é um resultado excelente! Perguntei sobre o cansaço nas vistas e os halos que ainda via com o esquerdo, o médico disse que é normal, e que levaria um tempo mais para que meus olhos se acostumassem, ele explicou que o miope não força as vistas, e o meu cansaço era isso, o olho esta se adaptando em forçar, mas que com o tempo melhoria. Fiquei muito feliz em saber que não precisaria fazer retoque algum. Estarei passando novamente nele daqui 3 meses. 

No geral, ainda não me arrependo de ter feito a cirurgia, pois estou vendo realmente bem, devo dizer que estou vendo igual quando estava com os óculos ou as lentes. Descobri que enxergo letreiros de longe e com letras pequenas que pessoas com óculos não conseguem enxergar. Isso é mais do que ótimo!


6 meses

Parece que foi ontem que estava no primeiro mês após a cirurgia naquela grande agonia e incertezas de que a cirurgia não tinha dado certo. Mas, olha onde estamos 6 meses após a cirurgia hoje posso dizer que ter feito a PRK foi a melhor decisão que já tomei em toda minha vida! Estou vendo 100% bem, minha visão esta perfeita! O cansaço não existe mais e a única coisa que ainda prevalece são os olhos secos. Ao passar na consulta com meu oftalmo no ultimo dia 05/09 após alguns testes de acuidade visual, ele disse que meu olho direito está zerado e apenas o esquerdo estava com 0,25 de astigmatismo e que na verdade nem da pra se notar. Contei dos olhos secos e ele me disse que é perfeitamente normal e que levaria um tempo mais para a secura nos olhos passarem e que eu poderia continuar fazendo o uso do OPTIVE, que a propósito da uma grande aliviada. Relatei para ele também que às vezes quando estou dormindo e abro os olhos repentinamente ocorre uma grande ardência nos olhos (geralmente o esquerdo ou o direito, nunca os dois) e que meus olhos ficam lacrimejando por alguns minutos, ele também disse que é normal e que isso acontece pela secura ocular. 

Enfim, estou aqui apenas para relatar como esta minha visão com 6 meses após a cirurgia, e se você ainda estiver com duvidas se fará ou não, eu realmente recomendo que faça, apenas aconselho a ter paciência, muito paciência, pois se você leu todo meu processo de recuperação notou que não foi fácil e que duvidas, incertezas e arrependimentos surgiram nos 35 primeiros dias, mas tenha em mente que a PRK tem uma recuperação mais lenta, mas que os resultados depois são surpreendentes e vale muito a pena.
1 ano após a cirurgia

Vejo perfeitamente bem! No retorno ao médico com 1 ano fiz o teste de acuidade visual, consegui ler todas as letras do quadro, na terceira linha o médico disse que poucos conseguem enxergar após a cirurgia mas consegui ler tranquilamente e ele disse que os resultados estão acima da média! O que me deixou mega contente! Olhos secos ainda permanecem mas não tanto quanto antes, ainda uso o Optive principalmente quando preciso usar mais o computador ou televisão, mas basta uma aplicação e já fica ótimo! Tem dias que nem faço uso. Estou super feliz com os resultados, exergando 100% bem!

2 anos após a cirurgia

Olá pessoal, fico feliz de ver vários comentários positivos e ver que minha postagem tem ajudado muita gente. Hoje vim contar pra vcs como esta minha visão após 2 anos de cirurgia. Esta melhor do que minha ultima atualização aqui 1 ano atras. Eu tinha visão Full HD no esquerdo e o direito digamos que apenas HD, rsrs. Hoje os 2 estão bem iguais Full HD. Talvez pq antes o meu olho direito apresentava muita secura ocular, era quando eu usava com mais frequência o Optive (lubrificante). Hoje em dia uso raras vezes, pois com o tempo a secura foi passando, graças a Deus. O cansaço nas vistas raramente acontece. Retornei ao medico no ultimo dia 26/03 fiz exame de mapeamento e fui examinada pelo medico. Ele disse que estava tudo ótimo e que meu retorno la seria daqui um ano novamente ou antes caso eu sinta alguma coisa. Enfim estou mega feliz com o resultado e mais feliz por apesar dos anos passarem minha visão só tem progredido, sou muito grata a Deus por isso :)


Qualquer dúvida é só me chamar nos comentário ;)

114 comentários:

  1. Oi Marcela! Tudo bom? :)
    Meu nome é Felipe, sou fotógrafo e vou operar dia 25 deste mês. Muito importante ler seu relato para eu me sentir menos perdido. Muito obrigado!

    Vou ter que voltar a trabalhar uma semana depois então já vou me preparar psicologicamente hahaha. O pesado é que trabalho a noite, dependo da visão completamente e nos eventos o que mais tem são luzes piscando.

    Me preocupei um pouco sobre você não ter recuperado a visão em 3 meses, achei que já deveria estar 100%!!

    Só por curiosidade, como é seu olho? O meu é bem "achatado" e o médico disse que talvez por isso o grau possa voltar um pouco :/

    Boa recuperação pra gente!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Felipe, td bem e com vc?

      Tbm mexo com fotografia, mas não trabalho profissionalmente. Ainda não completei 3 meses certinho, e esta dentro do normal, pois muitas pessoas levam de 3 a 6 meses para ver 100%

      Apenas meu olho esquerdo que tem a corneá mais fina, foi o q ficou com resíduos de astigmatismo, o que atrapalha muito em ver coisas nitidez, é tudo muito embaralhado. Uma semana depois que eu operei, ainda via muito mal, principalmente quando eu tirei as lentes protetoras, passei a ter visão relativamente boa, com 35 dias depois. A noite a visão é desfavorável, andar de carro (eu não dirijo) é muito ruim, as luzes dos faróis de carro incomodam bastante. Mas, vai de pessoa pra pessoa, pode ser que sua recuperação seja um pouco diferente da minha.

      Mas já te digo que se sua recuperação for igual a minha, infelizmente vc terá um pouco de dificuldade no seu trabalho, as vistas ficam bem cansada a noite, essa coisa de usar apenas um olho para fotografar olhando no liveview pode ser que vc tenha um pouco de incomodo, e como vc disse que terá luzes piscando pode ser um outro problema pra você.

      Mas enfim, é o que disse, vai de pessoa pra pessoa, não quero te assustar, mas to jogando a real pra você se preparar.

      É uma pena que talvez seu grau volte, mas vamos confiar que não aconteça isso ;)

      Eu não me arrependo de ter feito a cirurgia, vc só precisa estar preparado para ter muita paciência para ver os resultados e isso leva tempo.

      Qualquer duvida só perguntar!

      Obrigada.
      Beijo

      Excluir
    2. Seu relato foi um espetáculo. Uma excelente descrição de todo o processo. Estou no sétimo dia da pkr e me identifiquei bastante com a situação. Parabéns pelo depoimento. São postagens assim, com conteúdo e bem redigidas, que a internet precisa.

      Excluir
  2. Não consegui ler tudo, mas fico feliz que deu tudo certo pra sua cirurgia!
    Beijos!
    www.blogdajessica.com.br

    ResponderExcluir
  3. também fiz essa cirurgia. melhor coisa da vida

    ResponderExcluir
  4. Rafael

    Muito bom o post, estou com 3 meses e meio e estou passando por tudo isso. Bom saber que ficou tudo bem com você.

    ResponderExcluir
  5. Também gostei do Post estou com 45 dias e tem variado muito, um olho zerou o direito está com 1 de astigmatismo mas zerou a miopia, vc espero que deminua ou zere também.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,

    Nossa! Muito bom seu texto Marcela! Estou no meu 16° dia após cirurgia e sinto a visão bem embaçada, as vezes ainda com névoa, e sombras! Fiz a correção de astigmatismo nos dois olhos, e vou te dizer que estou ansiosa para ter a tal visão 100%, e fiquei preocupada porque vejo que ao passar dos dias sinto pouco melhora, e as vezes quase nenhuma, sabe!? Mas, posso te garantir que teu post me deixou mais tranquila, e agora vou esperar completar meus 30 dias pós cirurgia para ver como estará minha visão! Ainda faço uso do flutinol e também lubrificante! Acho estranho o fato que dormir a visão descansa, mas a minha também seca um monte, acordo com ela bem seca, normal né!?

    Obrigada por detalhar cada momento da sua recuperação pós cirurgia, vai ajudar muitas pessoas, assim como me tranquilizou, um pouco! rsrs

    Beijos Melissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa, que bom que gostou do post. E quanto a sua pergunta dos olhos secos, até hoje com 8 meses após cirurgia ainda uso o Optive Lubrificante, nos dias mais secos principalmente é quando mais uso, e ainda assim as vezes acordo com os olhos secos e vermelhos. Mas segundo o médico é normal!

      Espero que sua recuperação ocorra tudo bem, volte pra nos contar ;)

      Até mais!

      Excluir
    2. Melissa, sua visão melhorou ? Como está hoje?

      Excluir
  7. Ain... estou prestas a marcar minha PRK e já vi que a recuperação não é nada fácil. :|
    Trabalho o dia todo na frente do computador. Acho que o ideal seria fazer a cirurgia nas férias, mas não aguento de tanta ansiedade pra me livrar dos óculos e lentes de contato. Não vejo a hora de ir a praia e não me preocupar com as lentes de contato.

    ResponderExcluir
  8. Ain... estou prestes a marcar minha PRK, mas já to sofrendo com a recuperação... rsrsrsrs
    Acho que o ideal seria fazer a cirurgia nas ferias, mas estou mt ansiosa pra me livrar dos óculos e da preocupação com as lentes de contato quando vou a praia... Boa sorte e mta paciência a todos nós!

    ResponderExcluir
  9. Amei seu post! Parabéns por detalhar tão bem as fases da sua recuperação, com seus medos, dúvidas e vitórias!!!! Estou no 33º dia da cirurgia de prk e admirada por estar passando exatamente por tudo conforme vc relatou (até com relação ao olho esquerdo, que não vejo tão bem como o olho direito). Espero que no sexto mês, esteja como vc, vendo tudo perfeitamente!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Marcela! Adorei seu post! Estou no 15° dia, confesso que vim aqui no google tentat achar respostas pq a visão dupla me incomoda, e depois que tirei as lentes parece que a visão esta pior. Ainda bem que encontrei seu post, agora estou super tranquilo. Uma pergunta, o médico passou o colirio lubrificante, conforme receitado 3 vezes ao dia e semana que vem somente 2 vezes, porém trabalho no ar condicionado e computador e meus olhos ressecam muito, ficam um pouco vermelhos e estou aplicando mais vezes que o receitado, caso contrário não aguento trabalhar. Com vc foi assim tambem?

    ResponderExcluir
  11. Olá, que bom q esta mais tranquilo depois de ler meu post. Com relação ao lubrificante hoje com 10 meses após a cirurgia ainda faço uso do Optive (lubrificante) mas nao o tempo todo. Tem dias q minhas vistas estao mais secas talvez pelo tempo seco, e ai acabo pigando umas duas vezes no dia e ja fica otimo! N trabalho em local com ar condicionado, mas uso o computador a maioria do tempo. O ar condicionado contribui pros olhos ficarem mais secos e o uso do computador tbm influencia e nao vejo problema algum em vc usar mais do q o receitado. Teve dias q usava de 5 a 7 vezes no dia. Meu medico disse q eu poderia usar quantas vezes fossem necessárias, isto também esta escrito na bula do medicamento. Mesmo assim quando retornar ao medico tire essa duvida com ele também ;) Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Fiz a cirurgia Prk há 2 meses. Estou enchegando muito bem,porém o uso do computador no trabalho tem causado irritação nos olhos, ardência e um pouco de vermelhidão.

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcela!
    Muito obrigada pelo relato... Me ajudou bastante, hoje completam 18 dias que fiz a cirurgia, e do 13° para cá entrei em desespero pois estava enxergando quase 100% e vem diminuindo, mas vi no seu relato que essa oscilação é normal, o médico também me avisou, além disso enxergo perfeitamente de um olho, o outro tá bem embaçado!!
    Estou bem ansiosa pelos 100% ;!

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcela Bom dia, farei meu procedimento em 11/05/2017 na UNICO e também será técnica PRK, fiquei muito mais tranquila após ler seu post contando usa experiência. Muito obrigada por compartilhar fiquei feliz pelo seu resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo! Lá é um hospital muito bom! Boa sorte na recuperação. Quando precisar é só chamar ;)

      Excluir
  15. Olá Marcela, fiz a PRK dia 16/03/2017 e minha recuperação está idêntica à sua. Sempre que sinto uma melhora ou piora, volto aqui no seu post e vejo que aconteceu a mesma coisa com você e no mesmo tempo, isso tem me ajudado muito a ter paciência rss. Hoje vi que você postou sobre a consulta de 1 ano. Parabéns pelo seu resultado, praticamente zerado!! Estou com 43 dias e ainda sinto a oscilação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. fico feliz em estar ajudando com meu post! Queria poder ter tido um post assim durante minha recuperação, rsrs, mas enfim! Espero que pra você a cada dia melhore assim como foi comigo! Qualquer duvida, só me chamar! Deus abençoe ;)

      Excluir
  16. Boa noite TD bem !
    Muito bom os seus relatos fiz minha há cirurgia dia 13/04 hoje estou no 16 dia porém estou preocupada pois ainda tenho dificuldade para enxergar de longe e minas vistas ficam bem embaçadas com você foi desta mesma forma ? Às vezes me questiono será que deu certo enfim tenho retorno no dia 10 mais sinto que o processo está lento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi a mesma coisa, passei a ver bem após 35 dias da cirurgia! Ficava com o mesmo questionamento na cabeça, mas tem que ter paciência! ;)

      Excluir
  17. Oii Marcela!

    Ouvi algumas pessoas dizendo que após o tempo de recuperação, os olhos ficaram sensíveis a luz solar. Como você se sente em relação a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Respondendo sua pergunta até os 6º mes eu ainda sentia muita sensibilidade a luz e saia sempre com oculos de sol, hoje apos 1 ano eu ainda uso, meus olhos realmente não aguentam muita luz, não é algo insuportável, mas a sensibilidade existe sim! Tanto a luz solar, como celular com luz muito forte ou coisas do tipo.

      ;)

      Excluir
  18. Marcela, fiz a cirurgia está com cinco dias, nos dois primeiros dias foi horrível, muito ardor e lacrimejamento, que passaram no terceiro dia, mas a visão turva e fotofobia permanecem, hoje retirei as lentes mas não notei mudanças, usar o computador é complicado mesmo. Vim em busca de posts sobre a cirurgia porque meu cirurgião deixou de esclarecer várias dúvidas, (nesse quesito ele deixou muito a desejar, infelizmente alguns médicos só querem ganhar seu dinheiro e não tratam os pacientes com empatia), enfim, já fiz a cirurgia e agora minha preocupação é com a recuperação. Daqui há cinco dias retorno ao trabalho, costumo dirigir e minha rotina é bem puxada para voltar a usar coletivos, no momento a maior preocupação é em saber quando estarei confortável para volta a dirigir e realizar leituras, assistir vídeos no notbook, pois tenho milhares de coisas para estudar. rsrs
    Se alguém puder compartilhar alguma experiência na direção em pós-operatório, agradeço.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Ainda estou passando pelos procedimentos de autorização para realizar a cirurgia, porem ainda tenho muitas duvidas quanto ao pós operatório. Estou buscando informações se existe algum relato de casos que não foram bem sucedidos... Alguém saberia me informar?
    Resido no interior do Maranhão e não tenho muitos relatos desses procedimentos...

    ResponderExcluir
  20. Olá Mônica! Não aconselho você a dirigir nos primeiros 30 dias sobretudo a noite. Fui inventar de dirigir com 20 dias de cirurgia, a visão estava ruim mas eu achava que dava pra dirigir (empolgado para testar a nova visão) e então saí à noite. Resultado: Encostei o carro na calçada e ganhei um parachoque amassado (2 dias com carro na oficina para deixar de ser apressado kkk). Nos primeiros 30 dias a visão oscila muito a qualidade e isso fazia eu perder noção de espaço e perder a concentração. Sua visão só vai começar a melhorar mesmo depois de 30 dias, não se engane, vai COMEÇAR a melhorar. Não esquecer do colírio, óculos de sol e evitar coçar. Não se preocupe os resultados vão aparecer. Espero ter ajudado. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg.O tempo passou e os resultados chegaram. Eu até dirigi depois de 15 dias. Com bastante precaução pq realmente as vezes a vista embaçada mas correu tudo bem. Hoje com 4 meses de cirurgia estou muito bem.
      Só que ainda tive uma reação quando tentei tomar banho de mar. Muito ardor nos olhos que não suportei ficar no mar..mas na piscina não senti nada.
      Visão excelente. Depois que passaram os efeitos do início não me arrependo de ter feito.
      Óculos de grau já aposentei. Kk

      Excluir
  21. Marcela, muito obrigada pelo seu post, confesso que me ajudou bastante!! Tenho 12 dias operada, mas ainda estou com as lentes, pois o médico disse que não cicatrizou 100%. De manhã acordo bem, mas depois parece que piora tudo ... meus olhos estão muito embaçados , isto me preocupa e me agonia.... é normal mesmo ??? Me identifiquei ainda mais na parte que vc falou que acorda repentinamente...nossa, 3 noites seguidas que acordo assim, isso ainda acontece com vc??
    Mais uma vez obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid, com 12 dias eu ainda via muito mal, passei a ver bem após os 35 dias da cirurgia. Quanto a acordar repentinamente e ficar os olhos ardendo ainda acontece de vez em quando. Procure passar o lubrificante antes de dormir, as vezes ajuda! Boa sorte e qualquer dúvida é só chamar ;)

      Excluir
  22. Eu operei duas vezes no método PRK. Depois de alguns meses as minhas vistas Ficaram boas após a cirurgia porém Depois de um ano da primeira cirurgia as minhas vistas ficaram muito embaçadas então voltei ao médico oftalmo e ele me operou pela segunda vez, então passei todo processo de novo e minhas vistas ficaram limpas de novo, então para minha surpresa depois de sete meses da segunda cirurgia as vistas estão embaçando de novo liguei para meu oftalmologista hoje reclamando, porem não houve interesse da parte dele em me ajudar, e tbm deu a entender que como já se passou algum tempo da cirurgia isto não é mais problema dele, então vou procurar outro oftalmo para entender porque minhas vistas melhoram com a operação e depois voltam a piorar, e fora que mesmo se passando quase um ano da segunda cirurgia as vistas ficam muito secas, tenho que usar colírio diversas vezes, (optive). Eu tenho miopia e astigmatismo e antes das cirurgias eu tinha um pouco mais do que três graus

    ResponderExcluir
  23. Oi Marcela tudo bem?
    Me chamo Karol, fiz minha cirurgia prk no dia 05/07/2017. Estou no 16º dia após e minha recuperação esta sendo um pouco esquisita, toda vez que surge uma dúvida corro pra cá pra ler o seu relato. Operei somente o olho esquerdo, por incrível que pareça meu olho direito não tem quase nada de grau, já o esquerdo tinha 6,0 e 3,25 de miopia e astigmatismo. Que por sinal todo mundo achava estranho kk. Tem dia que acordo enxergando uns 70% desse olho, e tem dias que parece q voltou todo o grau. Sei que ainda tem tempo para ver melhoras, mas fico agoniada em pensar que pode ficar assim. Me tranquiliza bastante vir aqui e ler seu depoimento e de outras pessoas nos comentários. Obrigada por compartilhar conosco sua recuperação, nos enche de esperança e confiança. Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá passando para agradeçer,fiz dia 23.8.17 a prk , hj na retirada da lente não vi as letras que o dr. perguntou, mega embasada. O mesmo disse que era comum. Sair e lá mega frustrada. Foi qnd pesquisei e ache seu post e os comentário.
    Desde do início em exames ,autorização do plano, marcação tudo, tudo foi pensado e externamente ansioso no resultado final.
    No primeiro dia ardência e lacrimejava mto e segundo apenas lacrimejava. Resumir ao médico que me surpreendir visto q nada insuportável, terrível eu sentir.
    Mas que esperava sair vendo 100% kkkk
    Tinha 4.5 e 3.5 de miopia e 1.5 de astigmatismo( confesso que não sou arenta a números.) usava óculos e maioria das vezes lentes de contatos.
    Hoje dps de ler puder relaxar e ter a certeza que dará certo. Com calma dia a os dia.
    Obg mesmo.
    Sucesso a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antônio tudo Bem?
      Grau que vc tinha é bem próximo ao meu. Como ficou o seu grau pós cirurgia?

      Excluir
  25. Parabéns pelo blog, já o li umas dez vezes. Hoje faz 12 dias que operei, tinha 3 graus no olho esquerdo e 1 no direito, ambos apenas de Astigmatismo. Minha visão está pior que antes da cirurgia, o olho esquerdo muito embaralhado, e muito ruim pra trabalhar (no computador), mas sempre que estou desesperado leio o blog, que foi o melhor que encontrei na internet. Obrigado, Gabriel!

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo post!! Ontem fez um mês que fiz a PRK,fui lendo e lembrando da minha cirurgia, exatamente igual kkkkkkk senti um desconforto no esquerdo tbm na hora, e ele demorou dois dias a mais pra cicatrizar do q o direito. Uns 15 dias depois senti uma pressão no olho tbm e fui correndo ao oftalmo, ele falou q estava tudo ótimo, a cicatrização excelente, e nem precisou do retorno com 30 dias, só vou agora mês q vem de novo.. a pressão q eu senti foi por estar com sinusite e incomodou o olho. Fiquei tranquila ao ler pq com 30 dias tem hora que parece q não está 100% ainda.. mas ele mesmo me falou q o resultado final mesmo leva uns 9 meses.. mas a ansiedade eh maior né kkkkkkkkkk Tbm tô super feliz com o resultado até então, e quase todo dia quero tirar as lentes pra dormir kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  27. Oi, também fiz esta cirurgia, nossa me identifiquei muito com o post, senti quase todas as mesmas coisas, fiz 1 ano de cirurgia dia 21/09/2017, foi a melhor escolha que fiz na minha vida, usei óculos por 16 anos, não aguentava mais, nunca usei lentes pois meus olhos não se adaptaram, não via a hora de completar 21 anos para operar, enxergo perfeitamente e tinha astigmatismo e miopia, no meu olho esquerdo tinha eu usava 13 graus e no direito 7 graus, recuperei 100 % os dois olhos, to super feliz com o resultado, quem tem vontade de fazer e não fez por medo, não tenha medo, vai ser a melhor coisa da sua vida, enxergar sem óculos.

    ResponderExcluir
  28. Pessoal. Preciso de uma luz. (Não tanta assim kkk) fiz minha cirurgia a 5 dias. Do 4° para o 5° dia meu olho acordou embassado. Mais bem embassado. Nos relatos o pessoal comenta sobre isso. Porém não dão tanto enfoque. Será que e normal esse embassamento. Tipo parece q eu to com uns 4. Graus para longe. De tao embassado. Alguem passou por isso? No mais minha recuperacao esta excelente.

    ResponderExcluir
  29. Bom, Fiz a cirurgia PRK fazem 5 meses, também fiquei com a visão bastante embaçada nas primeiras semanas, inclusive até nos dois primeiros meses , é normal fique tranquilo com o tempo irá normalizar.
    Sem dúvida também posso dizer que foi a melhor escolha a ser tomada.
    5 meses depois fui usar piscina conforme orientações médicas , ainda tenho sensibilidade por conta do cloro ser forte acaba ardendo um pouco , mas o médico me disse que é normal , só para tomar cuidado e evitar abrir os olhos dentro da água.
    Agora estou com um encomendo quando acordo, sinto uma ardência normalmente é em um dos olhos por conta da secura ( AR SECO ) logo depois da utilização do colírio lubrificante passa, mas por segurança irei procurar meu médico para mais esclarecimentos, visto alguns relatos me parece ser normal, mas não custa procurar.
    Hoje estou muito bem enxergo 100%

    ResponderExcluir
  30. Oi Marcela!!! Post excelente.
    Li antes de fazer a cirurgia para criar coragem rsrs E hj com 11 dias apenas de operada voltei para reler e o que encontrei foi um abraço em forma de texto rsrs
    Super me identificando com tudo até aqui e esperando progredir como vc!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Excelente explicações, me acalmou bastante tenho apenas 1 semana de pós operatório, retirei as lentes curativa hoje, tenho uma dúvida como limpar as pálpebra, pois não pode cair água ou sabão nos olhos o produto recomendado para limpeza facial que meu médico passou não pode passar nas pálpebras! Tô me sentindo suja kkkkk preciso limpar essas pálpebras me ajuda!

    ResponderExcluir
  32. Hj faz 9 dias que fiz a minha cirurgia prk. Tinha mais de 8 graus de miopia em ambos os olhos. Seu relato me representa!! kkkkk Estou sentido tudo o que vc sentiu... Minha vista ora está boa, ora está ruim... Sinto muita dificuldade em mexer no PC e em ver coisas pequenas. Obrigado pelo seu relato!
    Antonio

    ResponderExcluir
  33. Boa noite! Fiz a cirurgia dia 30/11 e estou muito impaciente com a recuperação... Até hoje, mais de 15 dias depois... A visão ainda está embaçada e desfocada, mas é diferente de quando usava óculos... Fiquei mais tranquila ao ler seu relato é perceber que é realmente demorado! Espero que depois de 30 dias ela melhore pelo menos uns 70%!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, li seu relato no domingo e fiz a cirurgia ontem, me encorajou muito pois estava com muito medo. Hoje com dois dias da cirurgia estou lacrimejando muito, mais não sinto tanto a fotofobia, consigo mexer no celular. Está doendo um pouco mais nada insuportável, não vejo a hora de estar boa e enxergando sem os óculos, meu grau era pouco 2,75 e 3,25. Mais era meu sonho não usar mais óculos, e espero que como você eu volte enxergar novamente sem eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, Boa Noite!
      Como você está se sentindo pós cirurgia? Sua visão como está?
      Faço minha sonhada cirurgia agora dia 14/02.

      Excluir
  35. Oi!!
    Vou fazer a avaliação da cirurgia refrativa nesta quarta-feira 01/07/2018, estou um pouco ansiosa mais creio que Deus está no controle de todas as coisa.Seu post foi o mais esclarecedor que eu já li, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é está avaliação? Farei sexta 29/6/18 . Seu médico marcou depois de quantos dias a cirurgia ? E fez nos dois olhos de uma vez?

      Excluir
  36. Boa noite, queria tirar uma dúvida. Fiz a cirurgia há 30 dias, e de uns dez dias pra cá minha visão caiu muuuuito, estou enxergando muito embaçado nos dois olhos. Minha médica falou que eh normal, mas estou morrendo de medo. Alguém já passou por isso?

    ResponderExcluir
  37. Olá! eu tenho 5,5 e 6 de miopia e 0,75 de astigmatismo. estou esperando o convenio autorizar minha cirurgia! foi muito bom ler seu post! Eles indicaram o mesmo procedimento PRK que o seu e estou freneticamente pesquisando sobre tudo o que eu posso saber.. Estou muito ansiosa! meu unico receio é por que eu trabalho 100% com computador o dia todo, mas não vejo a hora de poder nxergar, de pois distinguir shampoo de condicionador sem ter que praticamente colar na cara para ler.
    Tenho uma dúvida... após quanto tempo da cirurgia pode usar maquiagem, praticar esportes, etc? eu tenho algumas festas importantes em Maio e por isso talvez adie um pouco, dependendo.
    Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ludmila, que bom que gostou do post fico muito feliz!

      Com relação a sua pergunta, antes da cirurgia eu sempre fazia uso de lápis de olho e rímel, meu médico indicou não fazer uso após a cirurgia, alias nem coçar os olhos não pode. Ou seja depois que você precisar remover a maquiagem na hora você acaba forçando mesmo que levemente o olho e isso não é bom!

      Eu particularmente cortei por longos meses o uso de qualquer tipo de maquiagem no olho para minha melhor recuperação. Acho que voltei a usar apenas o lápis apos uns 6 meses. Foi difícil? Foi! Mas eu preferi assim. Caso vc se arrisque, procure não usar maquiagem de outras pessoas para que não ocorra troca de bactérias, não use coisas vencidas e nem em excesso. Mas eu te aconselharia não fazer uso, consulte seu médico.

      Após a cirurgia mesmo passando 30 ou mais dias os olhos continuam muito sensíveis a qualquer tipo de coisa, até uma areinha que cai no olho é o dobro de ardência e lacrimejamento do que antes de operar. Pelo menos pra mim foi assim. A verdade é que até hoje meus olhos tem uma sensibilidade maior do que antes da cirurgia. Enfim...

      Volte sempre! E boa sorte Ludmila. Deus abençoe!

      Excluir
  38. Estou com minha cirurgia marcada que será PRK, porem estou com muito medo. Até pq já li muitos post que me deixou muito receiosa com o pós operatório. Mas li este e fiquei menos preocupada, por saber que os desconfortos passam apos una 3 dias. Obrigada pela sua sinceridade. Um abraço

    ResponderExcluir
  39. Bom dia,

    Fiquei feliz por ler seu relato. Hoje faz 13 dias que fiz a cirurgia e também sinto diferença de um olho para o outro e sempre fico tampando pra fazer um teste. E claro que rola aquele pensamento se a cirurgia deu certo ou não rs, mas como ainda é recente creio que demore mais um pouco até a visão full hd chegar

    ResponderExcluir
  40. Muito bom! Só li o relato após a minha cirurgia pois estou passando pela mesma situação! Em TUDO, até na descrição referente ao olho esquerdo! A visão ñ está boa quanto a do direito. Minha mais dificuldade está no computador.

    ResponderExcluir
  41. Olá Marcela.
    Amanhã faço 3 meses que fiz a PRK. Me identifiquei muito com o que aconteceu com vc nos primeiros 3 meses.
    Ainda percebo que não estou com minha visão 100%. A noite minha vista fica bem cansada e se assisto filmes legendados, as letras parecem que tem sombras. O médico falou que estou com 0.25 de hipermetropia no esquerdo e 0,5 de astigmatismo no direito. Ele diz que estou enxergando super bem, mas fazendo alguns testes na rua com minha esposa percebo que não está tão bom assim, parece que enxergo igual eu enxergava com minhas lentes defasadas.
    Espero que realmente nos próximos meses melhore, como aconteceu com vc.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, esse blog me salvou e salvou minhas noites de sono, só consegui dormir numa madrugada após ler, de preocupação achando que não tinha dado certo, obrigado por tudo! Hoje estou no 10 dia

    ResponderExcluir
  43. Olá Marcela! Estou no meu quinto de cirurgia.. Vim agradecer pelo post, pois só com ele consegui ficar tranquila! Passei 3 dias dormindo.. pq me receitaram um anti-inflamatório Eeanalgésico que dão mto sono.. Por um lado ajudou, mas por outro fiquei desesperada! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Oi Marcela, tudo vem??
    Amanhã fazem 30 dias que fiz a PRK e ainda está bem embassada minha visão, principalmente a esquerda. Mas pelo visto é normal, apesar de já estar bem impaciente com isso. Parabéns pelo relato, tenho certeza que ajudou muita gente.

    ResponderExcluir
  45. Muito bom o relato. Parabéns Marcela. Hoje fiz meu pre operatório e também pedi autorização ao plano para fazer a cirurgia com a técnica PRK. Assim que tiver mais noticias estarei postando aqui. Grande abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá! Só passei para agradecer o seu relato tão detalhado, não encontrei nenhum outro assim!
    Estou me preparando para fazer esse procedimento (ainda na fase dos exames) e é muito bom ler relatos assim que mostram que existem fases e que mesmo quando parece que não deu certo devemos ter paciência!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  47. Olá Boa tarde.

    Tenho algumas dúvidas, trabalho tbm no computador, quantos dias se faz necessário suspensão das atividades, e retorno ao trabalho?

    Irei operar 1 olho por vez, será que isso irá facilitar minha adaptação??

    ResponderExcluir
  48. Valeu pelo seu relato, tem ajudado a muitas pessoas. Logo logo farei a minha e isso ajudou a tirar um pouco da ansiedade.

    ResponderExcluir
  49. Obriga pelo seu relato. Já estava desesperada. Tem 15 dias que fiz a cirurgia e estou sentindo muita diferença entre os dois olhos. O esquerdo está muito ruim, parece que meu grau aumentou. Muito estranha a sensação de quase não enxergar com ele. Mas agora sei que tudo isso é normal. Obrigada mesmo por compartilhar sua experiência conosco. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  50. Obrigado pelo seu relato, li tudo, fiz a cirurgia há 26 dias, e estou com todas as incertezas que você relatou, mas, agora fiquei mais tranquilo. Meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei se minha mensagem anterior foi postada. Escrevi perguntando quanto tempo demorou para passar a visão dupla? Faz 28 dias que eu fiz a cirurgia PRK para correção de miopia e tenho está visão dupla nos dois olhos. Estou muito preocupada. Seria, se possível você poderia me responder. Desde já agradeço!!! Abraço

      Excluir
  51. Muito obrigada por seu relato, estou com 13 dias de cirurgia, visão super embaçada, mas seu relato me deixou muito mais tranquila, Deus te abençoe :D

    ResponderExcluir
  52. Estou com 50 dias da minha cirurgia PRK. Estou vendo muito bem. Apenas de uns dias pra cá estou percebendo que minha pupila tá dilatando um pouco. Aconteceu isso com você? Será que e normal?

    ResponderExcluir
  53. Ola muito bom entrar aqui sempre que tenho uma dúvida e poder ler algo que me ajude e me de uma luz!antes de eu fazer a prk eu vim aqui e tirei várias duvidas e hj após um ano estou aqui de novo confesso q com um pouco de medo mas agr mais tranquilo pois estou do jeito q vc relatou eu sempre tive um lado mais fraco que o outro e parece q o olho esquerdo esta full hd e o direito em HD mas agr estou mais tranquilo e apreensivo q com o tempo isto melhore muito obrigado!

    ResponderExcluir
  54. Fiz mihha cirurgia a 15 dias e foi muito bom ler suas postagens. Espero que logo passe a visao dupla. Por momentos pensei que tivesse dado errado mas vejo que tem quer ter paciência e aguardar as melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, com quantos dias passou a visão dupla? Fiz a cirurgia há 29 dias e ainda tenho está visão dupla. Na primeira até 14 dias a visão dupla era somente no olho esquerdo, agora está nos dois. Estou muito preocupada. Desde já agradeço há disponibilidade em me responder.
      Grata!!!

      Excluir
  55. Olá Marcela, tudo bem com você?
    Estou com minha PRK marcada para esta semana, já tem uns 2 anos que meu médico vem indicando a cirurgia para reduzir a dependência dos óculos
    Achei excelente a sua iniciativa de compartilhar sua experiência no seu post.😉

    ResponderExcluir
  56. Obrigada seu post me ajudou mt 🙏🏼🙌🏼

    ResponderExcluir
  57. Bom dia! Obrigada por compartilhar sua experiência! Foi muito importante pra mim. Você me ajudou muito em momentos muito difíceis faz 12 dias que fiz a cirurgia e enxergo mal pra perto. Embaçado e difícil. Aconteceu com você? Obrigada por tudo. Que Deus lhe abençoe.🤗🤗🤗🤗

    ResponderExcluir
  58. Obrigada por seu post! Estou no 34º dia após a cirurgia e os sintomas de recuperação muito parecidos com os seus. Meu olho direito mais lento que o olho esquerdo na recuperação. Mas vendo seus relatos após os 3 meses me deixa mais tranquila, porque dá realmente incerteza se deu certo! Dirijo tranquilamente, mas me irrita não conseguir ler tudo. Computador ainda é um problema, mas consigo trabalhar. As vistas realmente cansam à noite.

    Ainda assim, não me arrependo também! Melhor coisa da vida! Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Faz 15 dias que fiz a cirurgia e estou como você, o lado direito do olho eu vejo perfeitamente, já o esquerdo parece que estou com astigmatismo. Lendo o seu relato, espero que com o tempo ele vá melhorando. Daqui há 1 mês e meio voltarei no médico para ele verificar a evolução do olho.
    Obrigada pelo relato.

    ResponderExcluir
  60. Olá. Estou no oitavo dia da prk... seu relato sobre a cirurgia foi o melhor que li... procurei vários e seu post está ótimo . Me tranquilizou mais em relação a paciência na recuperação. Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Olá, boa noite, hoje completa 30 dias após cirurgia prk, meu olho esquerdo está melhor que o direito mas de 2 dias para cá passei a ter acho que astigmatismo, antes nunca tive, e no olho direito não está bom e de perto parece que tenho hipermetropia, estou bem preocupado com isso, minha revisão vai ser essa semana

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de fazer a cirurgia, como está hoje em dia a questão de olhar as luzes a noite? eu dirijo, será q se fizer eu posso continuar dirigindo a noite?

    ResponderExcluir
  63. Boa noite!

    A duplicidade também sumiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo seu comentário vc também teve está visão dupla, que é o que eu tenho. Já passou? Se sim, com qtos dias de cirurgia?
      Desde já agradeço. Abraço

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  64. Boa tarde Marcela, gostei muito da tua descrição. Me tranquilizou um pouco. Faz 28 dias que fiz a PRK para correção de miopia, ocorre que ainda tenho sombras na visão, ou seja, vejo tudo meio duplo. Se você ou alguém que ler este posto passou por situação similar, peço que por favor me responda quanto tempo levou para sumir estas sombras na visão. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  65. Olá, gostei muito da tua descrição. Fiz a PRK para correção de miopia faz 28 dias, ocorre que ainda tenho sombras na visão, ou seja, vejo tudo meio duplo tanto de perto qto de longe.Quanto tempo isto demorou para passar para vc Marcela. Caso alguém viva situação similar e puder responder a esta minha pergunta, agradeço imensamente. Estou muito preocupada.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlei, tive sim visão dupla, mas com o tempo foi passando, nao sei ao certo quantos dias e quanto tempo demora pra desaparecer, mas uma hora desapareça, tenha calma e deixa os dias passarem, que as coisas vão melhorar, a recuperação é longa e é preciso ter paciência ;)

      Excluir
    2. Obrigada por responder, estou com esta duplicação de visão e isto está me atrapalhando e deixando ansiosa! Não esperava por isso, pois havia falado com diversas pessoas que tinham realizado está cirurgia e ninguém relatou algo similar. Foi um alívio encontrar este blog e saber que outras pessoas passaram por isso e melhor ainda saber que está visão duplicada vai desaparecer!!! Agradeço imensamente por isso. Abraço

      Excluir
  66. Boa noite!
    Alguém fez a cirurgia com a técnica báscula, na qual a proposta é colocar um olho p enxergar p perto e o outro p longe?
    Gente, estou APAVORADA PQ estou enxergando MUITO diferente de antes: meu olho esquerdo está enxergando bem p perto, mas p longe está MUITO PIOR q antes da cirurgia. E o direito é o contrário, está enxergando bem pra longe, mas ESTÁ PIOR Q ANTES DA CIRURGIA para perto.
    Estou extremamente preocupada com isso...parece q estou míope
    no olho esquerdo. Eu sabia que a proposta dessa cirurgia era normalizar um olho p perto e o outro p longe. Isso eu sabia. Mas pensei q fosse algo do tipo "melhoro p longe e deixo do jeito q está p perto" (e vice versa no outro olho). Mas não é assim q funciona não, já me disseram inclusive q incutem uma miopia no olho q vai funcionar p perto pq aí possibilita uma melhora na visão de pertinho... pelo amor de Deus!! Alguém sabe me dizer se isso procede!?

    ResponderExcluir
  67. Oi Marcela tudo bem, que maravilhoso seu relato, sua riqueza de detalhes, parabéns! Você foi um anjo nesta fase de minha vida, operei pelo método PRK no dia 15 de julho/19, tive os mesmos sintomas que você, quase a mesma coisa com excessão que na 3a semana acordava com muita dor nos olhos que se transformava em uma terrível enxaqueca, conversando com o médico ele me disse para usar uma máscara de olhos para dormir e aplicar o lubrificante antes de deitar, que essa dor provavelmente era olho seco. Deu certo, parou de doer e vou ter de continuar usando a máscara até o 3o mês. O problema é que já fez 34 dias de operação e até agora não tivesse quase melhora nenhuma, bateu o desespero, já me arrependi milhões de vezes por ter feito a cirurgia, etc. E estava achando que algo deu errado no meu caso, vasculhando a internet achei seu post que li inteiro com muita dificuldade, pois a visão dupla prevalece a maior parte do tempo, enfim você acendeu uma luz no fim do túnel e creio que minha recuperação está um pouco mais lenta mas nada fora do normal, muito obrigada Marcela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei seu nome (da pessoa que escreveu acima, que operou dia 15 de julho). Bom,eu operei pelo método PRK no dia 12 de julho e visão dupla. Mas meu médico diz que irá desaparecer. Acredito que sei exatamente o que você está sentindo. Se quiser conversar a respeito pode me passar seu email que te retorno com meu whatsapp. Eu sei o quanto isso é difícil! Desde já desejo melhoras a vc!!! Abraço

      Excluir
    2. estou no mesmo barco.. hj 14 dias pós PRK e a visão dupla, principalmente para perto está me deixando frustrada...Bom ler tantos relatos idênticos e principalmente que apos um tempo isso melhora

      Excluir
  68. Oi Marcela tudo bem, que maravilhoso seu relato, sua riqueza de detalhes, parabéns! Você foi um anjo nesta fase de minha vida, operei pelo método PRK no dia 15 de julho/19, tive os mesmos sintomas que você, quase a mesma coisa com excessão que na 3a semana acordava com muita dor nos olhos que se transformava em uma terrível enxaqueca, conversando com o médico ele me disse para usar uma máscara de olhos para dormir e aplicar o lubrificante antes de deitar, que essa dor provavelmente era olho seco. Deu certo, parou de doer e vou ter de continuar usando a máscara até o 3o mês. O problema é que já fez 34 dias de operação e até agora não tivesse quase melhora nenhuma, bateu o desespero, já me arrependi milhões de vezes por ter feito a cirurgia, etc. E estava achando que algo deu errado no meu caso, vasculhando a internet achei seu post que li inteiro com muita dificuldade, pois a visão dupla prevalece a maior parte do tempo, enfim você acendeu uma luz no fim do túnel e creio que minha recuperação está um pouco mais lenta mas nada fora do normal, muito obrigada Marcela!

    ResponderExcluir
  69. Olá, Marcela!
    Muito bom esse seu relato, me tranquilizou demais.
    Faz 27 dias que fiz a PRK e estou com os mesmos probleminhas que vc mencionou, visão ainda um pouco embaçada, com uma sombra...e à noite fico com os olhos muito cansados. Entretanto, eu trabalho o dia inteiro na frente do computador, então deve colaborar também, né!
    Voltarei no médico daqui duas semanas...
    Espero que também tenha essa melhora gradativa na visão, como no seu caso.
    Obrigada pelo relato, ajudou demais e tirou um leve desespero que eu estava hahaha!
    Um beijo :)

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de agradecer por ter compartilhado sua experiência durante e após a cirurgia, pois estou tendo os mesmo sintomas pós operatório e me tranquilizou muito saber que é comum e que é só uma questão de tempo até normalizar.

    ResponderExcluir
  71. Olá gostei muito do seu relato! Eu vou fazer a PRK semana que vem, mas fiquei em pouco apreensiva, pq tenho um casamento 20 dias depois e não sei vou conseguir ir... será que seria melhor eu adiar e fazer só depois do casamento?
    Se mais alguém puder me responder... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acredito que vc já tenha tomado a decisão, mas eu lhe sugiro adiar o casamento e operar ahahahahahahahahahahah. Brincadeirinha. Adie a cirurgia, vá curtir sua lua de mel e depois opere.

      Excluir
  72. Ola, fiz a cirurgia PRK em Sao jose dos Campos no dia 09/10/2019 no hospital dos Olhos há 9 dias, minha vista esta bem embasada e estou com dificuldade de enxergar de perto, tinha 4,5º OD e 3,75º OE.
    Tirei as letes terapeutica no 5º dia e continuei pingando o ZYPred de 4 em 4 horas por 8 dias. agora estou pingando de 2 em 2 horas o colirio PREDFORT.
    Conclusão. Hoje analisando esse prazo de 3 meses para para o resultado final da vista, escolherei fazer a FENTO LASIK.

    ResponderExcluir
  73. Bom dia, como era a sua exposição ao Sol durante o tempo de recuperação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, fiz a cirurgia no dia 09/out/2019, estou evitando ao máximo a exposição ao Sol. no dia de hoje completam 30 dias depois da cirurgia, minha vista para perto esta boa e estável, porem p longe não enxergo bem. tinha 4,25 OD miopia e 3,75 OE miopia.

      Excluir
  74. Olá pessoal, eu fiz minga cirurgia trans prk no dia 25/09. Tenho 55 anos e a exatos 27 anos atrás fiz a cirurgia a bisturi. Por consequência desta técnica, minhas córneas ficaram literalmente uma aberração. Meu médico sugeriu está técnica por que seria a melhor a ser aplicada em meu caso. Era totalmente dependente dos óculos, tinha tudo que possam imaginar, exceto a miopia. Devido o meu caso,meu médico me informou que deixaria a vista esquerda enxergando melhor para perto e a direita para longe. De fato,logo no dia seguinte a até hj, vejo perfeitamente bem de perto. Mas de meia distância para frente não tenho uma visão com qualidade. Sombra e um pouco embasado. Hoje fazem 40 dias da cirurgia e confesso que esperava estar enxergando um pouco melhor para longe. O que posso afirmar é que mesmo assim, estou enxergando muito melhor do que antes da cirurgia sem óculos. Apesar da demora na recuperação da visão,estou muito confiante nós resultados nós próximos meses. Dia 11/11 retornarei ao meu médico para saber como está e voltarei aqui para compartilhar o resultado. Parabéns pelo seu blog, me ajudou bastante. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  75. Olá pessoal. Marquei minha cirurgia PRK Ppara dia 25-11 porém 6 dias depois terei que fazer uma prova escrita importantíssima. Até então achava q faria de boa, mas lendo os relatos fiquei agoniada. Vocês acham que devo adiar a cirurgia ou em 6 dias vou consiguir ler as questões da prova? Help

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pela experiência que tive "eu adiaria". Demorou 2 meses para que eu enxergasse sem sombras, logo tive muita dificuldade para ler. Mas ressalto que cada organismo é diferente, tem gente que se recupera mais rápido. Espero ter ajudado!!!

      Excluir
  76. Alguem teve problema com a PIO (Pressao dos olhos)?

    Estou fazendo o uso do PRED FORT por 34 dias, desde que tirei as lentes terapeuticas e ontem quando voltei no medico constatei que a pressao esta 23 de PIO. continuo usando o colorio anti-inflamatorio e usando o OCUPRESS para reduzir a pressao. Alguem passou por isso?

    ResponderExcluir
  77. eu fiz a cirurgia PRK dia 22/05/2019 e hoje com 8 meses após a cirurgia, minha visão está 100% e sem olho seco, muito raramente uso o lubrificante Hyabak (que é ótimo). Nos primeiros 3 meses eu tive visão dupla, isso mesmo, fiquei três longos meses enxergando tudo em dobro kkk foi horrível e parecia que nunca fosse melhorar, a visão dupla foi reduzindo pouco a pouco e com 4 meses já não enxergava perfeitamente. Lembrando que mesmo com visão dupla, eu voltei a trabalhar (em frente ao computador 8 horas diárias) já no 15º dia de cirurgia, no começo sentia dores de cabeça e tontura, mas eu dava pausas no serviço e usava os colírios corretamente. Enfim, a cirurgia refrativa PRK foi a minha melhor decisão! Esqueci de mencionar que tinha 5,50 graus de miopia no olho direito e 5,25 no esquerdo, fora o astigmatismo que não me recordo o grau, era cegueta rsrs, mas agora visão perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ler o teu relato fico mais tranquila agora. Fiz a cirurgia PRK em 29/11/2019 faz 3 meses e ainda enxergo embaçado e duplo principalmente no olho esquerdo. Mas sei que é um processo normal.
      Obrigada por ter compartilhado sua experiência. Abraços 😁

      Excluir
  78. Olá, adorei o seu relato bem detalhado. Vou fazer a minha trans prk terça feira 03/03/20 e estou nervosa mas quero muito fazer, já estou pensando nas minhas novelas que vou perder rsrs. Mas espero valer apena. Tenho um pouco de medo dos primeiros dias de sofrer muito. Mas pelo seu relato e de outras pessoas que fizeram, sei que é passageiro, mais ainda sim da nervoso. Que Deus me ajude na recuperação. Obrigada por dividir a sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
  79. Voltei aqui pra dizer que fiz minha cirurgia prk e deu tudo certo, hoje 13/03/2020 fazem 10 dias de operação e preciso dizer que só sofri no primeiro dia, foi quase insuportável pois fiquei com muita dor e não consegui dormir, quando eu cochilava acordava assustada e automaticamente por defesa do organismo apertava os olhos e sentia muuita dor. A partir do segundo dia não senti mais dor so um leve incômodo e depois foi só melhoras. Estou vendo bem, levemente embaçado mas não tenho nenhuma queixa, tirei a lente ontem. Foi a melhor coisa que eu fiz, a ficha nem caiu ainda, parece que estou de lentes de grau não acredito que estou enxergando sem nada. Só mais uma coisa, desde o dia da cirurgia faço o uso de oculos escuros e ate durmo com ele por causa da claridade e poeira, mas logo deixarei de usar em casa e usarei apenas quando sair na rua. O oculos de sol me ajudou muito, vale a pena.

    ResponderExcluir
  80. Olá, tudo bem?! Eu realizei a cirurgia com técnica PRK em apenas um olho (o outro eu enxergo 100%). Estou na 4a semana de pós-cirúrgico e não vejo nenhuma melhora :( eu hoje enxergo menos do que enxergava antes da cirurgia, super embaçado... estou muito preocupada e com medo de ter gastado a toa

    ResponderExcluir
  81. Estou no 57 dia e minha visão embaça muito , principalmente de perto, na parte da noite piora tudo.

    ResponderExcluir
  82. Oi Marcela! Tudo bem? Fiz a minha PRK há 4 meses, eu tinha 5,5 de miopia em cada olho. O início da minha recuperação foi bem arevodo com o seu, porém hoje estou meio preocupada, pois tenho começado a sentir que a visão tem ficado mais embaçada. Não sei se é coisada minha cabeça, mas me parece que quando faziam 2 meses a visão estava melhor que agora. Chegou a acontecer isso com você? E quanto a coceira nos olhos, você sentia muito? Porque isso é uma coisa que me incomoda muito, a coceira é tanta que eu não consigo evitar de coçar. Até o momento não me arrependi de ter feito a cirurgia, pois mesmo que eu não esteja enchergando 100%, é muito melhor do que eu lembro de ja ter enxhergado com meus próprios olhos, mas confesso que estou preocupada com essa piora. Por isso gostaria de saber se você também chegou a passar por isso. Desde ja obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu tive reação parecida! Primeiro demorou muito para eu conseguir enxergar sem sombras nas imagens (tudo duplicado) Fiquei um mês sem conseguir ler e dirigir. Com uns 2 meses voltei a enxergar, não sei se 100%. Depois piorou, os olhos voltaram a ficar secos e embaçados. Fui ao médico, mas ele garantiu q melhoraria com o tempo. Enfim foi passando com o tempo e agora com 7 meses e enxergo bem! Agora estou bem, mas confesso que me arrependi inúmeras vezes, passei por momentos de profundo desespero, gastei muito dinheiro pois fui muitas vezes ao médico e comprei inúmeros frascos de colírio. Mas tudo passou! Espero ter ajudado e que este relato traga um pouco de paz a quem ler! Abraço

      Excluir
  83. Olá, Marcela. Você gostou do atendimento do Hospital Unico? Vou fazer minha cirurgia lá, e gostaria de saber se é uma boa clínica. Qual doutor fez a cirurgia?

    ResponderExcluir
  84. Olá, tdo bem?
    Quando operou sua cornea tinha qual espessura?
    Consegue lembrar?

    ResponderExcluir

A Blogueira

 photo mah 2223333 branco coraccedilatildeo 2_zps5lveihlu.png
29 anos, Ama Deus, o maridão, família, amigos, ouvir música, viajar, cinema e fotografar. "A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento...'' ;)

Seguidores



Menu







Tecnologia do Blogger.